Consulta SPC

Consulta SPC

O SPC Brasil disponibiliza a Consulta SPC gratuitamente nos postos de atendimento do CDL ou através de consultas pagas via internet.

O SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) é um banco de dados privado com informações de crédito. Essa marca pertence à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Como definido no Código de Defesa do Consumidor, as informações que estão nesse banco de dados devem ser de caráter público.

Os responsáveis por alimentarem essa plataforma são as associações comerciais e câmaras de dirigentes lojistas do país que estão filiados à Confederação. Essas associações e câmaras trocam as informações através do RENIC (Rede Nacional de Informações Comerciais).

Para consultar se o crédito de alguma pessoa física está negativo é possível prosseguir de duas maneiras. Através da consulta presencial ou online. Atualmente, a consulta online não é gratuita como a presencial.

Consulta SPC Grátis

A consulta através de qualquer posto de atendimento do CDL (Clube de Dirigentes Lojistas) da sua cidade acontece de forma gratuita, o que possibilita ao interessado um fácil acesso à dados de crédito. Se houver cobrança, você deve denunciar ao Ministério Público.

Os postos de atendimento s Serviço de Proteção ao Crédito estão localizados em todo o Brasil. Para fazer uma busca rápida de qual é o posto de atendimento mais próximo de você, basta acessar a página de postos de atendimento do SPC. Selecione o estado e a cidade que você está localizado, para, assim, achar o posto de melhor acesso para você.

Consulta SPC Online

Diferente da Consulta SCPC, a consulta SPC online não disponibiliza nenhuma forma de acesso gratuito às informações via internet. Todas as consultas são pagas através do site SPCNET.

Recebeu uma carta do SPC?

O SPC deve sempre cumprir com sua obrigação legal de avisar o consumidor que seu nome será inserido na lista de crédito inadimplente do seu banco de dados. Isso deve acontecer de forma prévia, assim com a intenção de evitar os prejuízos que o consumidor pode ter ao ter sua restrição de crédito.

Essa medida deve acontecer para que o consumidor possa tomar uma atitude perante à situação de maneira legal ou opte por fazer suas compras de forma direta, pelo débito. Porém, muita atenção ao receber uma correspondência. Verificar no site do SPC é uma forma de ter certeza que aquela cobrança é real e deve ser solucionada da melhor maneira.

Para consultar uma correspondência do SPC, clique aqui.

SPC Alerta

Esse programa do SPC informa todos os estabelecimentos comerciais ligados às associações coligadas sobre a perda ou roubo de documentos. Dessa forma, os lojistas ficam cientes da situação, o que evita que haja fraudes com o CPF da pessoa que não possui mais seus documentos em mãos.

Esse serviço é acionado quando se faz consultas no banco de dados do SPC para a concessão de crédito. Para estar no sistema, o consumidor deve comparecer a um balcão de atendimento do SPC com o boletim de ocorrência. Só assim, é possível colocá-lo no sistema de alerta.

Agora que você já sabe como funciona a Consulta SPC, aproveite para consultar seu CPF através da Consulta Serasa e Consulta SCPC!

2 comentários sobre “Consulta SPC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *