Consulta CPF Receita Federal

Consulta CPF Receita Federal

Através da Consulta CPF Receita Federal, você pode consultar a sua situação cadastral no site da Receita Federal e gerar o comprovante de inscrição.

As pessoas precisam estar sempre atentas à situação do seu CPF, afinal, hoje em dia há muitas fraudes com a numeração desse documento. Quanto mais rápido as pessoas detectarem qualquer imprevisto, mais fácil é possível resolvê-lo.

Diante disso, o indivíduo pode consultar a sua situação cadastral no site da Receita Federal. No entanto, cabe ressaltar que nesse local haverá somente informações a respeito da situação cadastral do CPF, ou seja, não será apresentado nenhum dado referente a situação fiscal do titular. Para saber sobre isso é necessário consultar os sites da Serasa, SPC e SCPC, que são órgão de proteção ao crédito.

Assim, a Receita Federal irá apresentar uma das cinco situações cadastrais: regular, pendente de regularização, suspensa, cancelada ou nula.

Desde o ano passado, esse órgão vem disponibilizando um comprovante de situação cadastral do CPF mais detalhado, o que gera mais segurança no processo de consulta, além de transparência a sociedade que necessita saber mais informações sobre o seu documento.

Veja abaixo como consultar o seu CPF no site da Receita Federal.

Situação Cadastral (Emissão do Comprovante)

Ao acessar o site www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atcta/cpf/ConsultaPublica.asp o contribuinte vai informar o número do seu CPF, bem como a data de nascimento. Feito isso, o comprovante trará as seguintes informações: nome do cidadão, situação cadastral do CPF, data de nascimento, data da inscrição e, se houver, o ano de óbito.

Caso a pessoa queira acessar de smartphones ou tablets, há o App pessoa física, que pode ser instalado em um desses dispositivos. Com isso, o cidadão poderá verificar todas as informações necessárias a qualquer momento e em qualquer lugar.

Comprovante de Inscrição (Confirmação da Autenticidade do Comprovante)

Por meio do site www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/cpf/CPFautentic.asp é possível confirmar a autenticidade do comprovante, bem como todos os dados contidos nesse documento.

Ao acessar o link, a pessoa irá se deparar com uma pequena “caixa” onde os dados CPF, Código de controle, Data de emissão e Hora da emissão devem ser preenchidos para ter acesso ao que necessita.

Consulta CPF Receita Federal Constantemente

Conforme dito anteriormente, é necessário verificar com certa frequência a situação cadastral do CPF através da Consulta CPF Receita Federal. Por meio das informações apresentadas, o contribuinte fica sabendo se está pendente com a entrega de alguma Declaração de Imposto de Renda, bem como se está suspensa por algum dado incompleto que falta ser averiguado, entre outros motivos.

Tenha sempre em mente que há duas formas de consultar o CPF e, esses dois modos se diferem. Enquanto um apresenta a situação cadastral, o outro, feito por sites de proteção ao crédito, demostrarão a situação fiscal. Aliás, são nesses lugares que o consumidor fica sabendo sobre suas dívidas e as formas de renegociação para o pagamento.

Por ser um dos mais importantes documentos do cidadão, o CPF precisa ser examinado constantemente, já que ele é vítima de muitas fraudes que comprometem a tranquilidade e a segurança de seus donos.

Cuide bem desse documento. Sendo assim, havendo um furto ou roubo do mesmo, faça, imediatamente, um boletim de ocorrência e avise os sites de proteção ao crédito como um modo de se resguardar diante de qualquer problema que possa ocorrer.

8 comentários sobre “Consulta CPF Receita Federal

    1. Consulta do CPF Autor da Postagem

      A Receita Federal disponibilizou em maio de 2015 um novo comprovante de situação cadastral do CPF e uma nova forma de consulta, agregando maior segurança ao processo de consulta do CPF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *