Diferença entre SPC, Serasa e SCPC

Diferença entre SPC, Serasa e SCPC

Ter o nome negativado no SPC, Serasa ou SCPC não é legal e pode gerar vários transtornos. Mas Afinal, qual a diferença entre SPC, Serasa e SCPC?

Quem não conhece alguém que tenha o famoso nome sujo na praça? Uma compra feita em mal momento, uma demissão que ocorreu de forma inesperada, qualquer percalço no caminho, enfim, pode ser o responsável por deixar a pessoa com fama de devedor.

Infelizmente, no momento em que estamos vivendo, onde a crise financeira do país impera e muitos não têm saída, o índice de dívidas aumenta a cada dia mais.

Ao ficar devendo uma certa quantia ao banco, ou à empresa a qual você comprou o produto, o seu nome vai parar em algumas organizações como o Serasa, SPC e SCPC, por exemplo.

Mas afinal de contas qual a diferença entre elas?

Serasa Experian

A Serasa Experian é responsável por registrar informações pessoais, como nome, endereço, telefone e, principalmente, o CPF. Caso você tenha alguma dívida atrasada, cheques protestados ou roubados, por exemplo, essas informações ficarão arquivadas na Serasa e, qualquer outra empresa na qual você esteja efetuando uma compra ou adquirindo um empréstimo, entrará em contato, para descobrir a sua atual situação.

No caso da Serasa, a maior parte das informações são provindas dos devedores em bancos.

Esse segundo nome, Experian, quase nunca citado, é devido ao seu pertencimento ser de uma empresa Alemã de mesmo nome.

Para fazer a consulta de seu CPF, você deverá se direcionar a uma das agências do Serasa e pedir o detalhamento de suas dívidas.

SPC (Serviço de Proteção ao Crédito)

Em suma, ele tem a mesma finalidade que o Serasa, de fornecer informações dos maus pagadores às empresas. Porém, no caso do SPC, a maioria das informações é provinda de devedores do comércio, já que ele é patrocinado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

Para fazer a consulta online de seu CPF no SPC, terá que pagar R$3,90 por acesso. Para quem mora em São Paulo, algumas agências específicas do SPC não cobram nenhuma taxa para consultar.

SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito)

Administrado pela Boa Vista Serviços, o SCPC conta com a mesma finalidade dos outros órgãos, arquivando todas as informações dos devedores, e as repassando para as instituições que solicitarem seus serviços. A diferença é que esse é o único serviço que propicia a consulta online de CPF gratuitamente.

Todas essas empresas auxiliam as demais em suas transações comerciais e operações de crédito. Quando as lojas ou bancos não recebem o pagamento devido, elas acionam um desses serviços que são responsáveis por mandar uma carta até o seu endereço, informando o registro de dívida e o prazo para que haja uma constatação com a empresa.

Preste atenção: ao ligar, tente negociar com o credor, pois ele normalmente estará aberto a dar algum tipo de desconto ou aumentar o prazo de pagamento.

Assim que a quitação for efetuada, a empresa solicita a exclusão do nome do devedor, a qual não demora muito tempo para ser feita. Você continuará negativado apenas se contrair novas dívidas após esse primeiro momento.

Resumindo, a diferença entre SPC, Serasa e SCPC é que são empresas diferentes, com gestão e banco de dados independentes. Porém, todas possuem a mesma finalidade, armazenar informações dos devedores e disponibilizar através de consultas para apoiar decisões de crédito.

4 comentários sobre “Diferença entre SPC, Serasa e SCPC

  1. Maria Luzineide Rodrigues De Sousa

    Eu estou com o nome sujo e queria saber se vocês podem me ajudar porque, eu nunca usei vcs mas espero que a sua empresa ou trabalho me surpreenda.

  2. Iranildo Geraldo

    Eu posso não está mais no SPC e no Serasa, mais ainda está negativado no scpc?

    Semana passada fui em um órgão do SPC e Serasa e falaram que meu nome não se encontra nos registros.
    Mas informaram que pode está no scpc. Isso é possível.

    Des de já agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *